segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Arquivo da Falésia Azul - Caso 56

Caso 56:   Kinzan e a "Flecha"

 

Um devoto Zen chamado Ryô perguntou a Kinzan, “O que acontece quando uma única flecha atravessa três barreiras?” Kinzan disse, “Afaste o mestre de trás das barreiras, para que eu possa vê-lo.”

Ryô disse, “Se sim, reconhecerei minha falha e a corrigirei.”

Kinzan disse, “Até quando você quer esperar?” Ryô disse, “Eu fiz um belo tiro, mas ninguém podia ver a flecha,” e saiu.

Kinzan disse, “Espere, senhor.” Ryô virou sua cabeça. Kinzan o agarrou e disse, “Vamos deixar de lado a estória da flecha que atravessa três barreiras. Apenas atire uma flecha para mim, para que eu possa vê-la.” Ryô hesitou. Kinzan bateu nele sete vezes com uma vara e disse, “Eu permitirei a este companheiro se manter perturbando por trinta anos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário