quarta-feira, 27 de julho de 2011

Arquivo da Falésia Azul - Casos 13, 14, 15, 16 e 17

Caso 13:  "A Taça de Prata" de Haryo [1]



Um monge perguntou a Haryo, "O que é a Seita Deva?"

Haryo disse: "Amontoar neve em uma tigela de prata."



Caso 14: "Pregando Apropriadamente", de Unmon



Um monge perguntou a Unmon,

"Qual é o ensinamento da vida inteira de Shakyamuni?"

Unmon disse,

"Pregar uma [única] coisa." [Em japonês: Tai-issetsu]



Caso 15: "Pregando ao Reverso", de Unmon



Um monge perguntou a Unmon,

"O que é que não é a função da mente em mim, nem uma coisa diante de mim?"

Unmon disse,

"A pregação no sentido inverso." [1]



[1]: Em japonês: Toissetsu



Caso 16: Kyosei e "Furando e Perfurando"



Um monge perguntou a Kyosei,

"Eu, seu aluno, estou furando de dentro da concha.

Imploro-lhe, Mestre, por favor, perfure de fora."

Kyosei disse: "Mas você vai estar vivo ou não?"

O monge disse, "Se eu não estivesse vivo, todas as pessoas ririam."

Kyosei disse: "Seu idiota do mato!"



Caso 17: “Sentar por um longo tempo”, de Kyorin



Um monge perguntou a Kyorin,

"Qual é o sentido do Patriarca ter vindo da direção oeste?"

Kyorin disse,

“Estou cansado de estar sentado por tanto tempo.”